Promoção de saúde mental para prevenção do Suicídio

Em Destaque
Por -
0
A série "
13 Reasons Why
", do Netflix, e o desafio da Baleia Azul quebraram o tabu, e o suicídio se tornou um dos assuntos mais comentados nos últimos meses. Polêmico e pouco discutido pela sociedade, o tema ganhou maior dimensão e abertura para se discutir os motivos que levam a pessoa a tomar essa decisão e as formas de prevenção.


De acordo com os indicadores do Mapa da Violência 2017, baseados nos dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, a taxa de suicídios entre jovens e adultos de 15 a 29 anos registrou alta de quase 10% em 12 anos. Em 2002, o índice era de 5,1 por 100 mil habitantes e em 2014, a taxa cresceu para 5,6.

Esse ato extremo é a terceira causa de morte entre os adolescentes brasileiros. Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a oitava posição em números absolutos de registro de casos de suicídio no mundo. O Estudo do Suicídio no Brasil, de 2000 a 2012, realizado pela Universidade Federal da Bahia, aponta que os homens tiram suas vidas três vezes mais do que as mulheres, e a região Sul foi a que registrou mais casos.


Enquanto se registra aumento dos índices, a OMS afirma que 90% dos suicídios poderiam ter sido evitados. A questão vai além do que pode ser feito para prevenir, mas como promover saúde mental de forma que os jovens não tenham motivos para qualquer forma de comportamento autodestrutivo.












Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)