Piscicultores do município de Coari, a 368 quilômetros de Manaus receberam no final do mês de dezembro/2013 matrizes de tambaqui para reprodução experimental e instalação do sistema de reprodução.
Foram selecionadas três matrizes sendo duas fêmeas e um macho com peso médio de 3,5 kg. Cada fêmea recebeu a primeira dosagem de hipófise a 0,5 mg/kg e com 12 horas após a primeira aplicação foi feita a segunda dosagem de 5,0 mg/kg nas fêmeas e 0,5 mg/kg no macho para ficarem prontos para extrusão dos ovos e do esperma para fertilização.
A atividade de reprodução experimental foi realizada pelo IDAM/SEPA, representado pelo Engenheiro de Pesca Elcides Oliveira em parceria com membros da Associação dos Piscicultores e Produtores Rurais de Coari (APPR). A propriedade do produtor Francisco Coelho da Rocha foi escolhida, por já exercer a atividade há mais de treze anos juntamente com seu filho Jacksoney Lima da Rocha, presidente da APPRC, que disponibilizaram o espaço e a estrutura física (caixas d´agua, tubulação, incubadora, berçário para pós-larvas) para execução do experimento.
Uma das vantagens é que o município produzirá seu próprio lote diminuindo a demanda hoje enviada por Balbina e ajudar no atendimento dos demais municípios vizinhos, tendo em vista o aumento da atividade no estado.
Segundo o gerente do IDAM/Coari, Dimitri Portugal, a atividade tem como objetivo analisar a potencialidade do município em produzir a sua própria matéria-prima, atender os produtores locais e promover a estação de reprodução associada existente, unidade de produção de Alevinos (UPA), “nesta reprodução experimental pudemos observar o interesse e esforço dos produtores locais e mesmo com a estrutura simples conseguimos realizar a produção de aproximadamente 70 mil pós-larvas”, disse.
No dia 08 de novembro/2013 foi feito o povoamento em um viveiro preparado com calagem e adubação química quatro dias antes. Após trinta dias do povoamento aproximadamente 15 mil alevinos de tambaqui foram retirados e doados aos produtores. Um número interessante, visto que, foi a primeira reprodução de tambaqui com sucesso realizada com acompanhamento técnico em Coari.
Dimitri afirmou ainda que as melhorias com a construção de uma estação de reprodução para a prática e havendo mais pessoas habilitadas para o manejo, vai melhorar o desenvolvimento da atividade aplicando as tecnologias disponíveis contando com a parceria técnica do IDAM/SEPA/SEPROR que vem dando suporte com o programa Amazonas Rural. A meta é tornar Coari um pólo produtor em aquicultura no Médio Solimões.
0 Comentários
1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.