Reprodução experimental de tambaqui no município de Coari

Piscicultores do município de Coari, a 368 quilômetros de Manaus receberam no final do mês de dezembro/2013 matrizes de tambaqui para reprodução experimental e instalação do sistema de reprodução.
Foram selecionadas três matrizes sendo duas fêmeas e um macho com peso médio de 3,5 kg. Cada fêmea recebeu a primeira dosagem de hipófise a 0,5 mg/kg e com 12 horas após a primeira aplicação foi feita a segunda dosagem de 5,0 mg/kg nas fêmeas e 0,5 mg/kg no macho para ficarem prontos para extrusão dos ovos e do esperma para fertilização.
A atividade de reprodução experimental foi realizada pelo IDAM/SEPA, representado pelo Engenheiro de Pesca Elcides Oliveira em parceria com membros da Associação dos Piscicultores e Produtores Rurais de Coari (APPR). A propriedade do produtor Francisco Coelho da Rocha foi escolhida, por já exercer a atividade há mais de treze anos juntamente com seu filho Jacksoney Lima da Rocha, presidente da APPRC, que disponibilizaram o espaço e a estrutura física (caixas d´agua, tubulação, incubadora, berçário para pós-larvas) para execução do experimento.
Uma das vantagens é que o município produzirá seu próprio lote diminuindo a demanda hoje enviada por Balbina e ajudar no atendimento dos demais municípios vizinhos, tendo em vista o aumento da atividade no estado.
Segundo o gerente do IDAM/Coari, Dimitri Portugal, a atividade tem como objetivo analisar a potencialidade do município em produzir a sua própria matéria-prima, atender os produtores locais e promover a estação de reprodução associada existente, unidade de produção de Alevinos (UPA), “nesta reprodução experimental pudemos observar o interesse e esforço dos produtores locais e mesmo com a estrutura simples conseguimos realizar a produção de aproximadamente 70 mil pós-larvas”, disse.
No dia 08 de novembro/2013 foi feito o povoamento em um viveiro preparado com calagem e adubação química quatro dias antes. Após trinta dias do povoamento aproximadamente 15 mil alevinos de tambaqui foram retirados e doados aos produtores. Um número interessante, visto que, foi a primeira reprodução de tambaqui com sucesso realizada com acompanhamento técnico em Coari.
Dimitri afirmou ainda que as melhorias com a construção de uma estação de reprodução para a prática e havendo mais pessoas habilitadas para o manejo, vai melhorar o desenvolvimento da atividade aplicando as tecnologias disponíveis contando com a parceria técnica do IDAM/SEPA/SEPROR que vem dando suporte com o programa Amazonas Rural. A meta é tornar Coari um pólo produtor em aquicultura no Médio Solimões.
Reprodução experimental de tambaqui no município de Coari

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato