Plano Municipal de Cultura de Coari está preparado e previsto em Lei Municipal

Em Destaque
Por -
0

Uma Lei municipal aprovada no final de 2013 Institui o Plano Municipal de Cultura de Coari-AM para o decênio 2014-2023, e traz um planejamento que visa alcançar uma área que é importante para a valorização do cidadão e que permite uma série de ações na área cultural. Um dos objetivos da lei é a VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E DA CULTURA LOCAL. Abaixo um pequeno trecho do anexo da lei, aos poucos divulgarei mais detalhes no Blog Em Destaque.

1. Fortalecer as Festas Populares de Coari – Carnaval, Aniversário da Cidade, Festival Folclórico e Natal - valorizando a diversidade cultural e o caráter democrático destas festividades, com a descentralização e o acesso gratuito do público à toda programação. Assegurar que os diversos grupos da cultura popular, que representam as origens e dão significado a estes eventos enquanto expressões da identidade cultural de Coari tenham espaço de destaque na programação das festividades. Promover a participação das comunidades na organização e agenda dos eventos. Garantir a geração de renda através do comércio formal e informal.

Qualificar os eventos com a profissionalização da produção e intensificar a captação de recursos, buscando transformar, a médio/longo prazo, estas festas populares em eventos auto-sustentáveis. Divulgar estes eventos a nível nacional e internacional, fortalecendo a cultura e a economia local e ampliando o fluxo do turismo cultural, consolidando Coari como uma cidade Multicultural.


• Realizar o Carnaval, Aniversário da Cidade e Festival Folclórico Multicultural de Coari, com pólos temáticos no centro da cidade e pólos descentralizados nos bairros, proporcionando, de forma planejada, a ocupação desconcentrada do espaço urbano pelos foliões e a democratização da festa, com uma programação que contempla e valoriza todos os ritmos carnavalescos e todas as regiões da cidade. Assegurar o acesso gratuito dos foliões à todos os pólos. Manter a diversidade da cultura coariense como a grande marca do Carnaval Multicultural, com todos os ritmos e expressões culturais do estado valorizados e com espaço garantido na festa, bem como, assegurar a presença de grandes artistas nacionais e internacionais na programação, legitimando o carnaval como a grande festa da diversidade cultural da região, atraindo, ano a ano, um fluxo crescente de turistas de todas as partes.


• Realizar as Festividades de Natal e Ano Novo, valorizando a tradição cristã e as manifestações culturais típicas do período natalino com o alto de natal, contando ainda, com grandes atrações artísticas se apresentando na cidade, colocando Coari no circuito do turismo nacional.

2. Dar continuidade aos eventos do Calendário Cultural de Coari, realizados pela Prefeitura, como o Festival Coari de Teatro, o Festival de Dança de Coari, o Festival Coariense de Literatura, o SPA - Semana de Artes Visuais de Coari, a Semana de Fotografia, o Festival de Vídeo de Coari, a Mostra de Circo de Coari, o Festival de Quadrilhas Juninas, o Festival da Seresta, o Pátio do Rock. Buscar qualificar cada vez mais estes eventos, com a profissionalização da produção e curadorias que conceituem as suas edições e definam as suas programações dentro da linha temática escolhida e considerando a política cultural da gestão municipal. Os festivais devem ter como foco central o público coariense e se integrarem às políticas e ações da gestão para os respectivos setores artísticos. Além das apresentações de espetáculos, devem sempre prever na programação atividades de formação e capacitação profissional, reflexão crítica e debates, envolvendo a comunidade artística e o público em geral, contribuindo para a renovação e a formação de novas plateias.

• Festival Coari de Teatro - Consolidar o evento no plano regional, a médio prazo, transformá-lo num festival nacional, fortalecendo Coari como um importante pólo das artes cênicas. Reforçar o compromisso da municipalidade com uma política cultural voltada para o desenvolvimento das artes cênicas locais – incentivando, apoiando e fomentando a produção; criando mecanismos apropriados ao intercâmbio e à projeção dos seus criadores; formando público e promovendo a geração de renda.

• Festival de Dança de Coari - Consolidar o evento como um dos mais importantes da região, qualificando a produção local e ampliando a participação de companhias internacionais. Promover a apresentação de espetáculos em teatros e na rua, no centro e nas diversas regiões da cidade; trabalhar a intersecção da dança com as artes visuais através da realização de cursos de vídeodança, dança contemporânea e dança educação, noites performáticas, espetáculos e mostras de vídeo e dança.

• Festival de Literatura - Reunir os diversos segmentos da cadeia produtiva do setor (editoras oficiais, comerciais e alternativas; livreiros; ONGs; bibliotecas públicas e privadas; escritores; poetas; quadrinhistas; cordelistas; contadores de histórias infantis e causos populares; movimentos e entidades da área; leitores); promover seminário para debater as diversas questões da literatura; editar o Mapa das Letras de Coari, com a indicação dos lugares da cidade relacionados com mercado editorial e de produtos afins e com a criação literária, e realizar oficinas. Descentralizar e incluir escritores e poetas locais na programação, mantendo a política municipal de democratização dos eventos culturais.

• Semana de Artes Visuais do Coari – SPA - Reunir artistas locais, nacionais, além de críticos de arte e curadores, promovendo um maior intercâmbio entre as diversas linguagens artísticas em nossa cidade. Com ênfase nas ações de formação, produção, reflexão e difusão das artes visuais, realizar palestras, mesas redondas, oficinas, exposições e intervenções urbanas.

• Semana de Fotografia de Coari – Promover uma mostra da produção fotográfica local, realizando exposições, palestras, mesas redondas e oficinas.

• Festival de Vídeo de Coari – Realizar, anualmente, mostra competitiva destinada a incentivar e premiar a criatividade e a veiculação da produção audiovisual coariense.

• Encontro Cultural Arte Viva – Realizar encontro com as diversas manifestações artísticas e culturais com a promoção de oficinas de pintura, canto, dança e ações destinadas a incentivar e premiar a criatividade das crianças, jovens e adultos coarienses.

• Mostra de Circo de Coari – Realizar, anualmente, com apresentações de espetáculos, oficinas, exposições e debates, em diversos lugares da cidade com o objetivo de formar e dar visibilidade aos artistas circenses locais.
• Festival de Quadrilhas Juninas – Realizar, durante o ciclo junino, buscando preservar e valorizar as manifestações culturais de tradição junina através de Concursos para os grupos da dança, tanto infantis como adultos. Devem ser promovidos seminários e cursos para os profissionais envolvidos com o evento e quadrilheiros, bem como atividades informativas que levem ao público as origens e o significado desta manifestação cultural em suas diversas formas. Deve ser consolidado o processo de descentralização do Concurso de Quadrilhas, incentivando o surgimento de novos grupos e fortalecendo os festejos juninos nos bairros.

• Festival da Seresta – Realizar, em parceria com o Governo do Estado, reunindo os grandes nomes, locais e nacionais, da seresta. Promover o Concurso de Seresta nos Bairros, dando oportunidade para que surjam novos artistas do gênero e que os vencedores possam se apresentar para um grande público.

• Pátio do Rock – Realizar, anualmente, apresentando os novos talentos do rock coariense, incentivando a criatividade local e intensificando o circuito de festivais de música do Estado.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)