Governo do Amazonas promove encontro com prefeitos para discutir Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas realiza, nesta terça-feira, 11 de dezembro, das 8h às 17h30, no auditório Senador João Bosco de Lima da Assembléia Legislativa do Amazonas (avenida Mário Ypiranga, nº 3.950, bairro Parque Dez, zona sul), o 1º Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas para Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).


O evento é organizado pelas secretarias de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp); de Governo (Segov); e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), e conta com a parceria do movimento Nós Podemos Amazonas e da Associação Amazonense dos Municípios (AMM). O intuito do encontro é sensibilizar e engajar os prefeitos eleitos e re-eleitos no processo de implantação dos ODM, que, no Brasil, é coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República.

O titular da Searp, José Farias (Zeca do PT), explicou que a iniciativa segue orientação do governador Omar Aziz de estreitar relações com os prefeitos eleitos e a sociedade civil. "A agenda só é possível a partir da parceria entre os governos federal, estadual, municipais e sociedade civil. Levar os ODM para os municípios é um desafio. O que queremos com esse encontro é mostrar que as prefeituras são protagonistas no processo e que é possível adequar aos ODM as políticas já existentes e criar novas, a partir de programas e verbas federais disponíveis", destacou Farias.

O encontro contará com a participação do secretário de Estudos e Projetos Político-institucionais da Secretaria Geral da Presidência da República, Wagner Caetano, e do subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto. Eles vão abordar os temas "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM e a necessidade da Municipalização" e a "Agenda de Compromissos dos ODM do Governo Federal e Municípios 2013-2016", respectivamente.

O presidente da AAM e prefeito de Manaquiri, Jair Souto, que defende a meta quatro ("Reduzir a Mortalidade Infantil") dos ODM desde 2008, vai apresentar o case "A Experiência de Municipalização e os Instrumentos Legais". Segundo Souto, o objetivo é e incentivar outros gestores a aderirem à plataforma.

Os oito ODM – Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que, no Brasil, são chamados de "Oito Jeitos de Mudar o Mundo". É uma plataforma humanista apoiada por líderes de 191 nações. Os objetivos devem ser atingidos até 2015.

Diversos ministérios desenvolvem políticas e programas que se relacionam com os ODM, como o Plano Brasil Sem Miséria, Economia Solidária, Prova Brasil, Rede Cegonha, Programa Luz para Todos, e Minha Casa, Minha Vida, entre outros. Compete à Secretaria Geral da Presidência da República a responsabilidade de mobilizar e apoiar entidades da sociedade civil, órgãos públicos, prefeituras e governos estaduais que desenvolvam projetos e ações em prol dos ODM.

No Amazonas, a Searp é a instituição âncora e secretaria executiva do Movimento Nacional Nós Podemos, que também é representada pelo núcleo Nós Podemos Amazonas.

01 - Acabar com a Fome e a Miséria;

02 - Educação Básica de Qualidade para Todos;

03 - Igualdade entre Sexos e Valorização da Mulher;

04 - Reduzir a Mortalidade Infantil;

05 - Melhorar a Saúde das Gestantes;

06 - Combater a AIDS, a Malária e Outras Doenças;

07 - Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente;

08 - Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.


Mais informações sobre ODM podem ser obtidas por meio do portal http://www.portalodm.com.br/




Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)