Ufam promove ações para alavancar a formação de médicos em Coari

Em Destaque
Por -
0




As ações de melhoria são encaminhadas por uma comissão que auxilia a Administração Superior da Universidade na tomada de decisões

Por Cristiane Souza

Equipe Ascom/Ufam

Primeira graduação na área médica ofertada fora da capital, em 2016, o curso de Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam) passa, hoje, por uma série de adequações. Dentre os principais encaminhamentos estão a aceleração nas obras do Bloco I do Campus II, a contratação de professores-médicos e docentes voluntários e a realização de estágios em parceria com a prefeitura municipal.

Todas essas medidas visam a dar mais qualidade à graduação dos profissionais que serão formados pelo Instituto, cujo curso de Medicina foi autorizado pela Portaria nº 306 do Ministério da Educação (MEC), em março de 2015. Conforme expõe o diretor da Unidade, professor Josemar Gurgel, as medidas foram divididas em ações de curto (oito meses), médio (um ano e meio) e longo (até três anos) prazo.

A princípio, montou-se uma comissão cujo objetivo é discutir as ações de melhoria. O professor explica que, dentre as indicações do grupo está a redução do número de vagas ofertadas na seleção 2018/2. "Já para o próximo ano, devem ser abertas 48 vagas, pois haverá mais docentes e o novo prédio terá sido entregue ao ISB", esclarece ele.

Um convênio está em vias de ser assinado pelo reitor, professor Sylvio Puga, e pelo prefeito municipal, por meio do qual serão captados médicos para Coari. Os profissionais atuariam na prefeitura e também como docentes no ISB, como servidores ou como voluntários, sendo reservadas cargas horárias para as respectivas atividades.

"Trabalhei, em parceria com a ARII, na confecção de uma minuta de outro acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Coari, este visando à melhoria da infraestrutura de laboratórios do ISB, dos muros e de outros setores da Unidade Acadêmica. Esse acordo logo será assinado entre a Universidade e a gestão municipal", afirma o diretor do ISB.

"Solicitei, ad referendum, ao pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes, que seja realizada com prioridade a contratação de professores voluntários para o curso de Medicina em Coari. Até o momento, já temos três voluntários atuando conosco. Conseguimos ainda, com o auxílio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), a nomeação de quatro professores da área médica que foram aprovados no último edital de seleção", completa.





Curto prazo

O professor Gurgel explica o que já foi encaminhado no primeiro momento, com destaque para a verificação e o diagnóstico dos equipamentos laboratoriais por uma equipe de engenheiros eletricistas e mecânicos deslocados do Campus Sede. "Eles analisaram a condição dos equipamentos, reparando-os quanto possível, ou indicando a realização de licitação para providenciar o conserto dos demais", informa o gestor.

Além disso, foi celebrado um acordo de infraestrutura e de pessoal entre a Ufam e a Prefeitura Municipal de Coari, encaminhou-se o processo para contratação de professores voluntários e foi providenciada a compra de títulos atualizados junto à Biblioteca Central.

Visita à Central de Abastecimento Farmacêutico do HRCEm relação à questão acadêmica, um acordo de trabalho entre os cursos de Medicina do ISB e de Manaus, a redução do número de ingressantes no período letivo 2018/2, a adoção do sistema modular de aulas para a área médica até a definitiva fixação de profissionais no município são as medidas já tomadas. A realização de videoconferências também é uma metodologia que veio agregar ao sistema tradicional, sendo direcionada aos diversos cursos.

Médio e longo prazo

No próximo um ano e meio, o investimento, segundo o diretor do ISB, será para refazer os perfis médicos e lançar concurso com a oferta de vagas de que o Instituto dispõe, além de averiguar, junto aos órgãos competentes, a possibilidade de melhoria da infraestrutura de internet em Coari. As licitações dirigidas à compra de material para a Unidade Acadêmica.

Para daqui a três anos, o trabalho será intensificado junto ao MEC, com a liberação de verbas extras para o Instituto e a demanda por docentes. Também estão previstas a reforma dos prédios já existentes no ISB e a implantação da política de fixação de médicos no município. "A ideia é que, tendo esses profissionais aqui em Coari, se crie uma demanda apta a participar de concurso público para docentes do ISB", relaciona o professor Gurgel.

Cooperação

No dia 6 de março de 2018, o diretor do ISB, professor Josemar Gurgel, reuniu-se com gestores municipais para discutir a possibilidade de estágio rural e atuação dos acadêmicos de Medicina no Hospital Regional de Coari, a utilização de tecnologia de telessaúde para a resolução de casos clínicos (por videoconferência), além da possibilidade de implantação de clínica-escola integrada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) modelo.

As propostas debatidas com o secretário de Saúde, Júlio Sales, e com a coordenadora do Núcleo de Gestão Municipal, enfermeira Jaqueline Monteiro, preveem a aplicação da expertise de médicos-professores e de discentes da Ufam para promover o atendimento primário, no intuito de melhorar os indicadores de Saúde e reduzir a número de internações. Além do Hospital de Coari, está previsto o uso da UBS Fluvial, que atende a zona rural do município.

Além do diretor, participaram da reunião os docentes da Faculdade de Medicina de Manaus, professores Luiz Fernando Passos e Antônio de Pádua; o coordenador administrativo do Instituto, técnico-administrativo em Educação Roney Mota; e a coordenadora do curso de Medicina em Coari, professora Daiane Nascimento de Castro.

Atualmente, já existem parcerias firmadas entre o ISB e as redes municipais de Saúde e de Educação, enquanto, em Manaus, atuam como parceiros os hospitais estaduais e o próprio Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)