Sugestão de pauta: Como não cair na Malha Fina


Só em 2017, 747 mil contribuintes foram apanhados com irregularidades na declaração

São Paulo, Março de 2018 - Popularmente conhecida como malha fina, a Declaração de Ajuste Anual da Pessoa Física é a revisão e verificação de todos os dados declarados pelo contribuinte no Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, só em 2017, 747 mil declarações caíram na malha fina do Imposto de Renda, por terem indícios de irregularidades por omissões de rendimentos, divergências e deduções.
A ausência de informações e documentos solicitados ou a falta de intimações expedidas pelos auditores provoca a cobrança de crédito tributário sobre as divergências. "Se o processo cair na malha fina, o contribuinte saberá qual é a pendência e terá a possibilidade de alterar a declaração para dar continuidade", informa Heber Dionízio, contador da Contabilizei, escritório responsável pela contabilidade de mais de 5 mil empresas em todo o Brasil.
Para descobrir qual foi a inconsistência encontrada na declaração, o indivíduo deve, como alerta Dionízio, acessar o extrato do Imposto de Renda no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), da Receita Federal e verificar as pendências. Segundo ele, os principais motivos que podem causar problemas são a omissão de rendimentos do titular e dependentes, divergências entre o IRRF informado na declaração e no DIRF e a dedução de previdência, pensão alimentícia e despesas médicas com irregularidades.
"Caso caia na malha fina as declarações são liberadas apenas quando o contribuinte resolver as pendências com o Fisco e, caso tenha direito à restituição, ele será incluído nos lotes residuais do IR. "Se for preciso acrescentar ou excluir informações, é possível acessar o mesmo programa pelo qual a declaração foi enviada e fazer as alterações necessárias", explica Heber.
Sobre a Contabilizei
A Contabilizei é um escritório de contabilidade que oferece mais praticidade, transparência e economia para micro e pequenas empresas. Com o uso da tecnologia, promove a maior disrupção na indústria contábil brasileira ao automatizar processos e rotinas, garantindo a regularidade das empresas, além de gerar até 90% de economia mensal para as PMEs. A Contabilizei também oferece uma plataforma onde o empresário tem total visualização e controle dos aspectos contábeis da sua empresa: emissão de nota fiscal, guias de impostos, relatórios contábeis, tudo à disposição em poucos cliques. Disponível em mais de 30 cidades em todo o Brasil, incluindo as principais capitais, a empresa foi fundada em 2013 pelo empresário Vitor Torres e tem mais de 5.000 clientes em todo Brasil.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato