“Municípios são os maiores afetados com a crise econômica”, alerta Silas Câmara

Em Destaque
Por -
0




Em discurso realizado na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (13), o republicano Silas Câmara (PRB-AM) comemorou a aprovação do auxílio de 2 bilhões de reais para ser injetado na economia dos municípios brasileiros, que, segundo ele, são os mais afetados com a crise econômica. "É um valor bastante expressivo, sobretudo se levarmos em consideração a injustiça do pacto federativo, que deixa 60% de tudo o que se arrecada no governo federal, 27% nos estados, e apenas 13% vai para os municípios", argumentou o parlamentar.

Para ele, não é exagero dizer que a dificuldade econômica que o país enfrentou nesses últimos anos trouxe para os municípios brasileiros problemas ainda maiores em economia e investimentos, se comparados aos outros entes federativos. "Quando o governo federal prevê que vai enfrentar dificuldades e que o seu orçamento vai ficar negativo, ele vem a esta Casa e refaz seus planos e deixa negativo o seu fechamento. E isso tudo se resolve com emissão de títulos, com financiamento e com algumas dessas manobras que a economia e a Constituição permitem que o Governo brasileiro faça", analisou.

Ele reforçou que o mesmo acontece com os estados, que, quando estão em dificuldades, buscam ajuda, junto ao governo federal, e declaram calamidade pública. Conseguindo, então, realocamento de recursos. "Nos municípios é completamente diferente. Eles só têm o orçamento regularmente aprovado pelas câmaras municipais – exceto, obviamente, as capitais e alguns pouquíssimos municípios brasileiros. O resto, de fato, sofre. Inclusive colocam em risco a vida pública de seus prefeitos quando, por exemplo, não cumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal", defendeu o republicano.

O deputado reforçou que, mesmo diante de todas essas dificuldades, o papel dos parlamentares, "é recorrer aos poucos recursos que podem destinar à sua base política ou às articulações que aqui fazem, para conseguir reforço nos municípios pelos quais foram eleitos e que representam", finalizou.

Por Fernanda Cunha (Ascom Liderança do PRB na Câmara)
Foto: Douglas Gomes


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)