Programa social distribui 165 mil litros de leite em 2 meses

Em Destaque
Por -
0
Com mais de 165 mil litros de leite de soja produzidos e distribuídos gratuitamente, o Leve Leite, programa criado e custeado pela Prefeitura de Maués (a 258 Km de Manaus) para combater os altos índices de desnutrição infantil no município, completa dois meses nesta semana, consolidado como o maior projeto social do interior do Amazonas.

O programa atende diariamente – de segunda a sexta-feira – mais de 16 mil pessoas de baixa renda em todos os bairros da zona urbana e também os beneficiários de projetos sociais voltados para a terceira idade, além das pessoas cadastradas nas ações desenvolvidas nos centros de referência de assistência social (CRAS).

O Leve Leite foi desenvolvido com base no relatório divulgado pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, sobre a situação nutricional das crianças de zero a cinco anos do município em 2016, e que indicam que 6% tem magreza acentuada, 10% estão muito abaixo do peso e 36% tem altura muito baixa para a idade.

Durante os três primeiros meses deste ano, a prefeitura, por meio de seus agentes sociais, visitou todas as famílias mauesenses inscritas em outros programas sociais como o Bolsa Família, para verificar a necessidade e a quantidade de moradores em cada residência antes de cadastrá-los no programa.

A produção do leite de soja é realizada por 40 técnicos na noite anterior à distribuição, que começa pontualmente às 7 horas em três postos de atendimento municipal e em outros seis locais disponibilizados pelos próprios moradores. Cada beneficiário/família recebe até três litros de leite por dia, engarrafados em recipientes reciclados.

De acordo com o aumento constante da demanda, o prefeito de Maués, Junior Leite, afirma que em breve, serão avaliadas a ampliação do programa com aquisição de novas máquinas e contratação de mais profissionais treinados para produzir o leite de soja.

"O Leve Leite é uma realidade que mostra o grande déficit nutricional não apenas em Maués, mas em todo o interior do Amazonas, tanto que já estamos repassando todas as informações necessárias para outros municípios nos procuram em busca de ajuda para implantar o programa em suas respectivas sedes", destacou Junior Leite.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)