Eduardo Braga assegura avanço de MP que beneficia transporte fluvial de mercadorias no Norte e Nordeste

Em Destaque
Por -
0

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 762/16 aprovou, nesta quarta-feira (03/05), o relatório sobre a matéria que prorroga a isenção de um tributo federal, o Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), sobre o transporte fluvial de mercadorias com origem ou destino no Norte e no Nordeste.


 A articulação que culminou na aprovação do texto foi conduzida pelo senador Eduardo Braga (PMDB/AM). Titular no colegiado, ele destacou a importância da MP para o desenvolvimento regional. "O que nós aprovamos aqui diz respeito à competitividade do frete em águas marítimas e fluviais no Nordeste e Norte.  Esse impacto é de 25% a menos no custo de tonelada transportada", explicou o parlamentar.


 A redução dessa despesa, acrescentou o senador, deve seguramente repercutir na geração de empregos e na atração de novos investimentos às regiões beneficiadas. "Faz com que essa expressão que todos queremos ouvir aconteça: o PIB voltar a crescer", salientou o parlamentar, que desarmou as resistências de representantes da oposição e do governo para que a MP fosse aprovada pela comissão mista.


 Na prática, o texto garante o barateamento dos custos logísticos do escoamento de bens e matérias-primas produzidos nas duas regiões, no prazo de cinco anos, segundo compromisso firmado entre o senador amazonense e o líder do governo federal no Congresso, deputado André Moura (PSC/CE).  No caso da Amazônia, estão entre as beneficiadas pela medida as transportadoras de granéis líquidos (petróleo, gases e derivados), que evitarão o reajuste da ordem de 40% sobre o valor do frete referente à alíquota da taxa.


 A matéria segue, agora, para o plenário da Câmara dos Deputados. Depois, será apreciada pelos senadores, também em plenário.


 O que é o AFRMM? Foi criado em 1987 e é cobrado e arrecadado pela Receita Federal. O dinheiro vai para o custeio do desenvolvimento da marinha mercante e para a indústria de construção naval. O tributo é devido no momento em que há o descarregamento da embarcação em portos brasileiros, sejam eles marítimos ou fluviais ou lacustres.

 

Foto: Vagner Carvalho





Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)