17 de maio de 2017

Copa dos Campeões movimentam o handebol do Amazonas, a partir desta quinta-feira (18)

Os amantes do handebol terão dias bastante agitados. Isso porque, a partir desta quinta-feira (18), acontece a Copa dos Campeões, quando os últimos cinco campeões amazonenses - Rio Negro, Adalberto Valle, Handebol Clube Manaus, Nilton Lins e Penarol – vão entrar para o jogo para tirar a 'prova' de quem é o melhor do Amazonas. Paralelo a esta disputa, a Liga de Handebol do Amazonas (Liham) promove em parceira com a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) o Acampamento de Handebol Juvenil Masculino, que inicia na sexta-feira (19) e segue até o domingo (21), na Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro.

 

Apoiado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), os dois eventos miram o avanço e crescimento do esporte no Amazonas e a qualificação dos profissionais, atletas e dirigentes envolvidos com o esporte.

 

Copa dos Campeões - Criada com o objetivo de movimentar as equipes e promover um aumento na qualidade técnica, os cinco últimos campeões do Estado iniciam na quinta-feira (18), no ginásio Renné Monteiro (Avenida Constantino Nery), as partidas da primeira rodada, e seguem até o final do mês de junho em busca da nova taça para a galeria de troféus. No primeiro jogo às 19h30, Nilton Lins e Rio Negro abrem a rodada. Adalberto Valle e Handebol Clube Manaus fecham o dia de jogos a partir das 21h.

 

"A competição foi criada como uma exigência dos clubes para fomentar a preparação deles para o Amazonense. As cinco equipes participantes conquistaram o Estadual desde o surgimento da Liga em 2007. Rio Negro, Adalberto Valle, Handebol Clube Manaus, Nilton Lins e Penarol são as equipes credenciadas para a disputa que inicia nesta quinta e encerra no dia seis de junho. Serão 10 jogos divididos em quatro rodadas. Todos jogam entre si e quem conquistar mais pontos será o campeão", explicou o presidente da Liham, Auricélio Andrade.

 

Acampamento de Handebol - De olho no aprimoramento do esporte, os atletas e treinadores do handebol do Amazonas vão ter três dias de puro aprendizado. Com aulas teóricas e práticas, o Acampamento de Handebol terá como instrutor o treinador do quadro da seleção de base do Brasil, Eduardo Telles. São esperados mais de 40 alunos no evento.

 

"Serão três dias de treinamentos para a melhoria na qualidade técnica e tática do handebol do Amazonas na categoria juvenil masculino. Ele (Eduardo Telles) ao mesmo tempo vai estar observando os atletas com potenciais, tanto tático e técnico, como o biótipo para participarem do acampamento nacional que será em São Paulo, em outubro", disse Andrade, explicando a fórmula do curso.

 

"Na sexta-feira vamos iniciar com uma palestra às 9h. Em seguida vamos para o treinamento prático na quadra até às 12h30. Depois será servido ao almoço e duas horas retornamos para os treinamentos práticos. No sábado e domingo vamos seguir da mesma forma", frisou.

 

De acordo com a Liham, as categorias infantil e cadete masculino; infantil e cadete feminino e juvenil feminino serão os próximos contemplados com o Acampamento de Handebol. A previsão é que os acampamentos durem até o mês de julho.


FOTOS: MAURO NETO /SEJEL e ANTONIO LIMA/SEJEL



Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.