Prefeitura inicia o recebimento de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar em Benjamin Constant

A Prefeitura de Benjamin Constant junto a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Fomento a Micro e Pequena Empresa (SEMAF) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED) iniciou neste mês de abril o recebimento dos produtos oriundos da agricultura familiar para a merenda escolar, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O processo segue um cronograma desde janeiro, quando a atual gestão enfatizou a prioridade de adquirir dos agricultores do município os produtos, regionalizando no mínimo 30% na merenda, direito garantido em lei.

Após diversas reuniões e visitas aos agricultores, a SEMAF iniciou em março de 2017 o pré-cadastro das famílias, fazendo uma triagem documental e produtiva.

Projetos individuais foram feitos para cada família, nas últimas duas semanas, salientando os produtos e quantidades que serão fornecidas com base na demanda elaborada pela Secretaria de Educação. Assim, as famílias pré-selecionadas já iniciaram a entrega de produtos como farinha de mandioca, banana e hortaliças.

O secretário Maurício Veloso fala da importância do processo. "O Programa de Regionalização da Merenda Escolar é perfeito para fortalecer a nossa agricultura. É um recurso que é direito dos agricultores familiares, que fica aqui no município, que gera emprego e renda melhorando a vida dessas famílias. Hoje temos mais de 30 famílias pré-cadastradas, com mais de 200 mil que serão acessados. Elas fornecerão 24 produtos como banana, macaxeira, farinha de mandioca, vinho de açaí, hortaliças, ovos, melancia, laranjas e outros. O prefeito David Bemerguy desde a primeira reunião com os secretários frisou a importância dessa regionalização", afirmou.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das iniciativas do Governo Federal mais bem vistas pelos agricultores e agricultoras familiares do país.

Sobre o PNAE

Com o PNAE todos os alunos da educação básica matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas, são atendidos com recursos financeiros da União por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Programa foi implantado em 1955 com objetivo de contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e melhoramento do rendimento escolar dos alunos, assim como a formação de hábitos alimentares saudáveis. A partir de 2009, com a Lei nº 11.947, 30% do valor foram direcionados à compra direta de produtos da agricultura familiar. Os valores repassados a cada dia por aluno variam de R$ 0,30 do ensino fundamental, médio, jovens e adultos, a R$ 1,00 para creches e ensino integral. A sociedade acompanha e fiscaliza por meio de Conselhos, do Tribunal de Contas e do Ministério Público, dentre outras instituições.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato