As 3 maiores inovações apresentadas na conferência do Facebook

As 3 maiores inovações apresentadas na conferência do Facebook

No primeiro dia do tradicional “F8”, a empresa mostrou que a câmera está no centro de seus planos mais ambiciosos
19.04.2017 | EDSON CALDAS
MARK ZUCKERBERG, CEO DO FACEBOOK, DURANTE A CONFERÊNCIA F8 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Os dias de um Facebook majoritariamente associado ao seu feed de notícias e às curtidas podem estar contados. Não, a empresa não deu sinais de querer se distanciar das ferramentas que a tornaram conhecida. Mas, sem dúvida, almeja dominar novos espaços. Nesta terça-feira (18/04), durante seu evento anual para desenvolvedores, o F8, a companhia deixou bem claro que a câmera do smartphone está no centro de seus planos mais ambiciosos.

SAIBA MAIS
Stories em tudo que é lugar: entenda a briga dos apps de fotos e vídeos efêmeros
Facebook trabalha com tecnologia que um dia permitirá ler mente, diz Zuckerberg
Gostou? Leia mais colunas Tecneira

Parte das inovações tem a ver com a tecnologia usada na ferramenta de fotos e vídeos temporários Stories: a realidade aumentada com a câmera. Trata-se da mistura de elementos reais com elementos virtuais. O recurso passou a ser utilizado em quatro aplicativos diferentes do Facebook no último ano — Instagram, Messenger, WhatsApp e, mais recentemente, no próprio Facebook. “Para vocês que viram câmeras invadirem os nossos aplicativos e ficaram se perguntando o que estávamos fazendo, aquele foi só o primeiro ato”, afirmou Mark Zuckerberg, CEO e fundador da empresa.

O Facebook não é a única rede social de olho nos poderes da câmera. Antes de abrir o capital na bolsa de Nova York, o concorrente Snapchat, de quem tirou a ideia das histórias temporárias, mudou a maneira como se vendia. Apresentou-se aos investidores como uma “empresa de câmeras”. Um discurso parecido com o de Zuckerberg: os fundadores do Snap defendem que, no aplicativo, usuários usam imagens para se comunicar, como costumavam usar o texto. “Nós estamos vendo só o começo do que câmeras podem fazer”, defendeu Evan Spiegel, CEO do Snapchat, no vídeo de apresentação para investidores.

Veja as três maiores inovações apresentadas ontem na conferência do Facebook:
FACEBOOK SPACES: SE REÚNA COM SEUS AMIGOS EM UM AMBIENTE VIRTUAL (FOTO: DIVULGAÇÃO)


Facebook Spaces

A empresa lançou um novo aplicativo chamado Facebook Spaces. Realidade virtual é a grande aposta aqui. Zuckerberg expressa abertamente seu entusiasmo com essa tecnologia desde que comprou a empresa Oculus VR por US$ 2 bilhões, em 2014. O Space se trata justamente de um app para o óculos de realidade virtual da companhia, o Oculus Rift. Com ele, você pode interagir com os seus amigos em um ambiente completamente virtual.

Cada usuário ganha um avatar e pode modificá-lo para fazer com que ele fique parecido com sua persona. Dentro desse ambiente virtual em que as pessoas se encontram, é possível compartilhar imagens, fazer desenhos 3D e convidar outros amigos para conversar — mesmo que eles não tenham o Oculus Rift. A ligação aparece em forma de vídeo chamada para quem não possui o dispositivo. Veja como funciona:


Realidade aumentada

Lembra do primeiro ato mencionado por Zuckerberg, o das histórias temporárias? Esse aqui é o segundo: transformar a câmera do celular “na primeira plataforma de realidade aumentada”, de acordo com o empresário. A ideia é levar aqueles filtros que interagem com a face do usuário para um novo nível.

Primeiro, em razão da variedade. Desenvolvedores poderão usar dois programas — Frame Studio e AR Studio — para criar novos filtros e efeitos, tornando as possibilidades praticamente infinitas e abrindo mais espaço para a atuação de empresas que queiram promover seus produtos.
CÂMERA É CAPAZ DE RECONHECER OBJETOS E PESSOAS. POR ISSO, EFEITOS SERÃO TÃO PRECISOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)



E segundo: porque, agora, os filtros de realidade aumentada também irão interagir com objetos e ambientes. Isso significa apontar a câmera para sua sala, por exemplo, e enxergar o ambiente sendo inundada por água ou invadido por uma chuva de doces. E tudo com precisão, já que a tecnologia tem uma ótima percepção de profundidade, segundo Zuckerberg.
Mudanças no Messenger

O aplicativo de troca de mensagens do Facebook vai ganhar diversas funcionalidades. Tais novidades abrem espaço para mais parcerias com empresas. Uma delas é o recurso Discover, que permite pesquisar por bots das companhias — será uma espécie de catálogo de serviços que empresas oferecem dentro do próprio aplicativo.

Administradores de páginas também foram lembrados. O Messenger disponibilizará uma funcionalidade que permite programar respostas automáticas para perguntas frequentemente feitas (FAQ) — como o horário de funcionamento de uma loja, por exemplo.

Além disso, nas conversas entre amigos, será possível compartilhar e reproduzir conteúdos ao vivo ao mesmo tempo, como uma música no Spotify. Durante conversas com amigos, o assistente de inteligência artificial do Messenger, M, poderá fazer sugestões com base no que está sendo discutido. Vai jantar fora? M permite encomendar o almoço ou jantar pelo site delivery.com e ainda sugere pratos que você e seus amigos podem experimentar.
MESSENGER VAI GANHAR DIVERSAS NOVAS FUNCIONALIDADES (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato