CIDADES - Profissionais da área da saúde orientam servidores da SEDUC quanto à importância da prevenção do câncer de mama

Em Destaque
Por -
0

Servidores da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) participaram de uma palestra com profissionais da área de Saúde sobre a prevenção e os cuidados que as mulheres devem ter em relação ao câncer de mama. O bate-papo e orientações foram realizados do hall da sede da Seduc, na avenida Waldomiro Lustoza, no bairro Japiim, zona Sul de Manaus. O evento faz parte da programação em alusão ao Outubro Rosa, executada pela Gerência de Promoção e Valorização do Servidor da Seduc, como parte das ações do Programa Valoriza RH, que promove atividades para integrar e favorecer a qualidade de vida dos funcionários públicos estaduais da educação, dentre as quais: atividades de avaliação física, ginástica laboral e palestras diversas sobre saúde.

 

O especialista em câncer de mama, ginecologia e obstetrícia, Marden Araújo, reforçou a importância do autoexame e da prevenção à vida e orientou às mulheres quanto à necessidade de ter um estilo de vida mais saudável, como a redução de peso, a prática de atividades físicas, uma alimentação adequada, diminuir o consumo de álcool e principalmente o autoexame.

 

"Quanto mais a mulher se conhecer, mais ela vai saber se diagnosticar, e junto com o seu médico, chegar num diagnóstico mais provável. Quanto mais precoce é o diagnóstico do câncer, mais chances tem de cura, chegando a 95% dos casos", explicou o médico, que trabalha na Fundação Centro de Controle de Oncologia  do Amazonas (FCecon).

 

Segundo Marden, para cada 100 mil mulheres acometidas no Amazonas, 22,6% são de câncer, e dessas, 1% para cada 100 mulheres são acometidas nos homens.  Ele também destacou dois tipos de prevenção: a primária e secundária. A primeira é a mudança de hábito, na alimentação e a prática de exercícios físicos. A segunda é a mamografia, o autoexame e a procura pelo especialista.

 

Ele também explica a importância do controle do peso, para que não aumente a produção de hormônios. "Porque na mulher, a gordura periférica produz a androstenediona, e isso é um hormônio que pode facilitar o aparecimento do câncer de mama", disse.

 

Os mitos e as verdades

O grande mito relacionado ao Câncer de Mana, de acordo com o médico Marden Araújo, é a dor na mama.  "A relação de câncer inicial e dor é muito pequena, chega a menos de 1%. É um mito que deveria ser levado em conta. A grande verdade é que se você tiver um nódulo indolor, com crescimento rápido, endurecido, com secreção sanguinolenta, ou clara, tipo água de rocha, ela é uma verdade",alertou, ao ressaltar que durante o tratamento, a paciente tem todo um acompanhamento de multiprofissionais envolvendo psiquiatra, psicólogo, assistente social, ONGs, médico mastologista,  cirurgião plástico, radioterapeuta, quimioterapeuta, todo um arsenal a favor do  paciente.

 

Um exemplo de superação

A professora Judite dos Santos Ferreira, 61, lotada na Gerência de Educação Escolar Indígena, está de licença médica por conta do tratamento contra o câncer e prestigiou o evento, dando seu depoimento de superação e de como ela encarou a doença.

 

Ela descobriu que estava com câncer ano passado, após completar 60 anos e detectar um nódulo na mama. "Quando a Seduc realizou, no mesmo período, a palestra sobre o câncer de mama, dos nódulos e perigos na faixa etária dos 55 a 65 anos, eu fiquei preocupada", declarou a professora e acrescentou que o dia seguinte pediu de sua gerente para fazer os  exames.

 

"Fui fazer mamografia. Cinco dias depois o médico pediu para eu fazer a biópsia porque eles estavam preocupados com o nódulo. Fiz, e o médico disse que havia 50% de possibilidade de ser câncer", lembrou. Com o resultado confirmando a doença, ela começou a fazer exames pré-operatórios para a retirada da mama.

 

"Fiz mastectomia radical, tirei toda a mama porque o nódulo estava com mais de dois centímetros, com esvaziamento de 18 linfonodos  (pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias nociva), pois da mama pode migrar para os linfonodos, tanto é que um já tinha metástase",contou.

 

No dia 5 de janeiro deste ano ela foi submetida ao procedimento de mastectomia (retirada da mama) e no mês seguinte iniciou a quimioterapia. Na próxima semana ela começa as sessões de radioterapia.

 

"Sou espiritualista e espiritualizada. Se a minha missão já terminou, tenho que me preparar para o grande encontro com Deus. Se não, vou ficar mais tempo e vou ficar curada. Venci. Eu morro é de velhice, não de câncer", finalizou.

 

FOTOS: JHONNY LIMA/SEDUC

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)