CIDADES - Mutirão de reconstrução mamária e Caminhada das Vitoriosas encerram programação do Outubro Rosa em Manaus

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), foi a instituição de referência no Estado escolhida para participar do Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, promovido em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Foram selecionadas para as cirurgias reparadoras, 14 pacientes da FCecon, submetidas a mastectomias parciais, totais e bilaterais, durante o tratamento do câncer de mama, o segundo tipo da doença com maior prevalência no Amazonas. O mutirão começou nesta segunda-feira, 25, e segue até o dia 29, informou o diretor-presidente da Fundação, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.

 

Ele explicou que a atividade fecha a programação do Outubro Rosa, campanha que acontece simultaneamente em todo o mundo, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No Amazonas, por conta da alta incidência e mortalidade do câncer de colo uterino, o tema também foi inserido no movimento.

 

Ricci destacou que quatro especialistas, entre eles o médico cirurgião plástico Roberto Pereira, da FCecon, estão participando da ação. As pacientes foram selecionadas previamente, através de critérios como aptidão clínica e idade. “Há alguns anos, fazemos rotineiramente a reconstrução mamária na FCecon, com o suporte da equipe de Mastologia e de Cirurgia Plástica da instituição. A primeira opção durante a mastectomia, é a realização da reconstrução imediata, com implante de prótese de silicone, logo após a retirada na mama, inclusive no mesmo procedimento. Mas, há casos em que a cirurgia reconstrutiva é feita posteriormente, quando a paciente não apresenta condições clínicas de ser submetida ao duplo procedimento ou precisa de algum tipo de tratamento complementar que contraindique temporariamente o implante da prótese”, explicou Ricci. Um exemplo é o tratamento de radioterapia.

 

Encerramento do Outubro Rosa em Manaus

A Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, será palco, na próxima terça-feira, 26 (amanhã), às 17h, da Caminhada das Vitoriosas, atividade que encerra oficialmente a campanha Outubro Rosa 2016, no Amazonas. Estão envolvidos na ação a FCecon, instituições parceiras, movimentos de mulheres e ONGs de apoio à causa câncer, como Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), Rede Feminina de Combate ao Câncer e Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam), um dos braços da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). A entidade é responsável pela realização do movimento em todo o Brasil.

 

A expectativa é que, pelo menos, mil pessoas participem do evento. Segundo a coordenadora Estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, uma das parceiras do movimento no Amazonas, a Marinha do Brasil, participará da atividade, com o Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro, iluminado de rosa no Rio Negro.


FOTOS: VITOR SOUZA/SECOM

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato