CIDADES Governador José Melo recebe visita de comitiva governamental da Colômbia para tratar de futuros investimentos socioeconômicos

Em Destaque
Por -
0


Durante a reunião realizada entre o governador do Amazonas, José Melo, e o governador do Departamento de Guainía da Colômbia, Javier Elicer Zapata, e da comitiva, foram destacados os interesses do governo colombiano em fazer um futuro acordo de cooperação técnica com o Governo do Amazonas para investimentos na área cultural e comercial. A reunião aconteceu nesta terça-feira, 25 de outubro, na Sede do Governo do Estado, no bairro Compensa I, zona oeste de Manaus.

Guainía é um dos 32 departamentos da Colômbia, que são regiões geográficas com autonomia cultural e econômica, e está localizado no leste do país. A principal atividade econômica é a agricultura, a pesca e a pecuária. A cidade possui um potencial turístico, porém carece de estratégias para alavancar o setor. Entre as propostas estão intercâmbio sociocultural com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), além de estreitamento de laços comerciais com o Estado do Amazonas, principalmente no setor agrícola. A realização de convênios internacionais sobre meio ambiente e operacionalização da fronteira completaram a pauta das propostas.   

 

O governador José Melo avaliou como positivo o encontro e disse que há possibilidade de que futuros acordos para a criação de novos recursos para o Estado possam ser consolidados. “Foram colocações importantes e que vão ser bem avaliadas, uma vez que traz a criação de oportunidades a partir da conservação das riquezas da nossa região e alternativas de crescimento econômico”.

 

Perspectivas - O governador de Guainía da Colômbia, Javier Elicer Zapata, destacou que o diálogo abriu perspectivas de novos negócios com o governo amazonense. “Foi importante porque temos a intenção de fazer um intercâmbio entre o Amazonas e Guainía, sobretudo para fortalecer o setor primário com a inclusão de mais tecnologia para assim beneficiar também outras comunidades de nossa região”, comentou.

O encontro contou com a presença dos secretários estaduais da Fazenda (Sefaz-AM), de Turismo (Amazonastur), Segurança Pública (SSP-AM), Meio Ambiente (Sema), Planejamento e Tecnologia (Seplancti), e dos diretores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da UEA.

FOTOS: JOEL ARTHUS/SECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)