CULTURA - Exposição fotográfica celebra o futebol de várzea, durante os Jogos Olímpicos em Manaus

Em Destaque
Por -
0


Uma exposição que revela a origem do esporte que é a cara do Brasil, o futebol, vai comemorar os Jogos Olímpicos em Manaus, na Galeria Itinerante Manoel Borges. “Pé de Moleque” será relançada nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, com previsão de encerramento no final de novembro deste ano, na galeria itinerante, dentro do Centro Cultural Largo de São Sebastião, no Centro. A exposição tem apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

 

No período olímpico, de 5 a 10/08, a exposição ficará aberta ao público das 17h30 às 19h30, e terá o horário normalizado com o término do evento, de 9h às 16h, de terça à sexta-feira. Quem a assina é o fotógrafo venezuelano Carlos Navarro, que vive há 43 anos em Manaus, com 12 exposições na cidade, com o apoio da SEC, e ainda possui trabalhos expostos no Congresso Nacional.

 

Com 30 imagens, “Pé de Moleque” tem a curadoria do artista plástico Jandr Reis e mostra o futebol praticado nos quintais, nos campos de várzea, nas ruas, enfim, o lazer das populações mais humildes do Brasil, com enfoque nas regiões Norte e Nordeste.

 

De acordo com Carlos Navarro, a exposição já foi apresentada ao público, em menor proporção no ano de 2014, na Casa das Artes.  Agora, o artista fez uma nova seleção do trabalho que estava guardado e que possui imagens das “peladas” de Manaus, Novo Ayrão, Manacapuru, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Iranduba e Presidente Figueiredo, além de cidades do Nordeste como Recife, Natal, Paraíba, Pará e Maranhão.

 

Navarro tem na fotografia um instrumento de informação e educação. “Dentro da fotografia, me considero apenas um técnico que converte a imagem em informação, conhecimento. Quero mostrar, com este trabalho, como a população humilde se diverte, pegando vários enfoques deste esporte que diverte e transforma a vida dos brasileiros”, declarou.

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br/).

 

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEC

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)