CIDADES - Hospital de Itacoatiara passa a oferecer serviço de tomografia

Em Destaque
Por -
0


A partir da próxima semana, o Hospital José Mendes, de Itacoatiara, município a 176 quilômetros de Manaus, passará a oferecer o serviço de tomografia. Segundo o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, o aparelho instalado na unidade cobrirá a demanda não somente da cidade, mas também dos municípios do entorno, como São Sebastião do Uatumã, Silves, Itapiranga, Urucará e Urucurituba (respectivamente a 247, 204, 227, 261 e 208 quilômetros distantes de Manaus). A expectativa é de que, mensalmente, sejam realizados 140 exames. “Esses exames, que exigiriam o deslocamento do paciente para Manaus, agora serão realizados no município”, afirmou Pedro Elias.

 

A oferta do exame faz parte do plano de expansão do serviço de tomografia, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), que ampliará o acesso da população do interior ao procedimento. Tabatinga, Tefé e Coari (respectivamente a 1.108, 523 e 363 quilômetros distante da capital) estão previstos para receber tomógrafos, por meio de recursos de emenda parlamentar. O serviço já é ofertado no Hospital de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital) e em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), por meio de convênio com clínica privada.

 

Em Itacoatiara, para a expedição dos exames, o hospital fará uso da tecnologia implantada através do Programa de Telemedicina do Governo do Estado. “Os dados dos exames realizados no hospital serão transmitidos via satélite para a Central de Laudos, na Fundação do Coração Francisca Mendes, em Manaus. Os laudos serão expedidos pelos especialistas e retornarão ao município para que o médico local faça o atendimento e acompanhamento do paciente. Nos casos de urgência, como os de traumatismo, a leitura será feita pelo cirurgião geral do hospital”, detalhou Pedro Elias.

 

No sábado, dia 6, o secretário estará no município, para acompanhar os testes para realização dos exames. Os técnicos do hospital passaram por capacitação para operar o aparelho. O diretor da unidade, Marcelo Benlolo, disse que o serviço oferecido no município, inicialmente, serão as tomografias de tórax, abdômen e as urgências cranianas. Na segunda fase de treinamento, serão absorvidos os casos de maior complexidade.

 

A implantação do novo serviço, segundo ele, tem a parceria da Prefeitura de Itacoatiara, que providenciou a adequação e baritagem da sala onde o aparelho irá funcionar. O hospital do município é uma unidade mista, administrada conjuntamente.

 

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SUSAM



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)