Comunidades rurais de Coari recebem melhorias


A zona rural do município de Coari é conhecida por sua extensão.  As margens dos rios e lagos vivem muitas famílias que dependem de uma organização proveniente do setor público. A prefeitura é a responsável pela organização destas comunidades tendo a obrigação de construir escolas, fornecer a energia elétrica e água potável e outras benfeitorias.

Recentemente pelo menos 67 comunidades rurais de Coari foram beneficiadas com alguma ação de benfeitorias. Dentre elas 07 novos centros sociais foram construídos e mais 04 estão em construção e ainda outros 09 estão sendo recuperados. A educação dos ribeirinhos está sendo  contemplada com 11 escolas que  estão em construção, 09 que estão sendo recuperadas e 01 nova escola foi entregue. Para os trabalhadores da área de educação 03 novas residências para professores foram entregues.

Um dos maiores problemas das comunidades rurais mais distantes é a falta de energia elétrica. Nestas comunidades a geração de energia elétrica é feita através de geradores movidos à combustível diesel ou gasolina. Parar que muitas destas comunidades saíssem da escuridão total o poder público recuperou 48 geradores de energia elétrica.

Em muitas comunidades as ações foram mais abrangentes como é o caso do Barro Alto no Alto Solimões que de uma só vez recebeu a construção de um centro comunitário, casa dos professores, gerador de energia, motor bomba, tanque para armazenamento de água e conexões. Outro exemplo de múltiplas ações em uma única comunidade foi o que foi realizado em São João do Paricá com a recuperação dos geradores de energia, reforma da escola, reforma da biblioteca, construção da casa do motor de luz e outras benfeitorias na comunidade. Nestas 67 comunidades, as ações ajudaram as famílias a saírem do isolamento e do abandono.

A imensidão dos lagos e rios abrigam famílias e pessoas que sonham e que dependem da vida em comunidade para sobreviverem. Levar melhorias a estas comunidades é incentivar os moradores a continuarem vivendo no local. Além disto é necessário incentivar a agricultura familiar, gerar acordos de pescas para que haja desenvolvimento econômico nas comunidades rurais.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato