ENFERMEIROS RECEBEM CAPACITAÇÃO EM TESTES RÁPIDOS DE HIV, SÍFILIS E HEPATITE EM COARI

Em Destaque
Por -
0
Com Assessoria de Comunicação
A Prefeitura Municipal de Coari, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em parceria com a Coordenação Estadual de Combate a DST/AIDS, realizou um curso de capacitação dos enfermeiros do programa de estratégia de saúde da família do município.

Com o foco em restes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, Hepatite e Sífilis, abordando conhecimentos científicos e técnicos, a capacitação foi realizada nos dias 17, 18 e 19 de Maio e conseguiu alcançar 45 profissionais da área de saúde.
Segundo técnica e capacitadora da Coordenação Estadual de DST/AIDS E Hepatite Viral,  Josana Figueiredo, que ministrou o curso, os enfermeiros aprenderam tudo sobre às doenças e métodos de abordagem. "Além de saber realizar o teste corretamente é necessário saber abordar e acolher esse paciente. Essas doenças ainda são discriminadas pela população e ainda falta conscientização", disse.
*OBJETIVO GERAL*
De acordo com ela, o objetivo é descentralizar o programa do Instituto de Medicina Tropical e levar esse teste rápido a todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade, dessa forma será alcançado mais pessoas e ter um controle maior sobre a doença.
A coordenadora Municipal do programa DST/AIDS, Enfermeira Patrícia Costa, explica ainda que a qualificação desses profissionais atinge não só o portador da doença, mas também toda a população, que fica mais informada e consegue combater a doença com mais eficácia.
*O PROGRAMA*
O município conta com o programa DST/AIDS, localizado no Instituto de Medicina Tropical, que disponibiliza atendimento médico ambulatorial, teste rápido, distribuição de preservativos masculino/feminino, atendimento psicológico e assistência social.
A Secretaria de Saúde realiza trabalhos de conscientização durante todo o ano. Palestras nas escolas, praças, campanhas de prevenção alertando à sobre os riscos causados pelas doenças sexualmente transmissíveis e as devidas formas de tratamento.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)