EM TEMPO: TCE determina inspeção extraordinária em Coari



Os analistas técnicos de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Lourival Aleixo e Holga Naiton, estarão na próxima terça-feira (12) no município de Coari (362 quilômetros de Manaus), para realizar uma inspeção extraordinária de instrução coordenada pelo secretário-geral de Controle Externo do TCE, Pedro Augusto Oliveira da Silva, por determinação do presidente do órgão, conselheiro Josué Filho.
A definição ocorreu após reunião do conselheiro-presidente Josué Filho com o prefeito de Coari, Raimundo Magalhães, na quarta-feira (6). “Esta é uma inspeção de instrução extraordinária porque tem a finalidade de instruir o prefeito em seus atos diante da realidade que ele diz ter encontrado naquela cidade com ausência de vários documentos, inclusive da folha de pagamento de março, e a constatação na documentação bancária de salários de até R$ 60 mil. Algo que podemos chamar de Estado anárquico na administração pública”, definiu o presidente do TCE-AM.
Josué Filho explicou que o pedido do prefeito vai ao encontro da filosofia do Tribunal de não apenas fiscalizar e punir os maus gestores, mas acima de tudo ser um instrumento pedagógico. “Então vamos aquiescer à solicitação do prefeito de fazer um levantamento geral sobre as verbas destinadas à educação, saúde, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal nos gastos com servidores públicos e demais atos da administração pública”, declarou o conselheiro-presidente.
Controle
“Quero fazer diferente dos outros prefeitos. Quero que os órgãos que fiscalizam a administração pública acompanhem os nossos atos e nos orientem. Assim como mostrei para o procurador Fábio Monteiro, vim mostrar para o conselheiro Josué (Filho) a situação difícil que estamos encontrando e as providências que estamos tomando para comprar a merenda escolar, o combustível para os barcos que fazem o transporte escolar, o pagamento dos catraieiros – que fazem o transporte de alunos e professores para a Zona Rural -, o pagamento dos professores e dos funcionários da prefeitura. Estamos deixando claro o que estamos fazendo, com a humildade de pedir orientação de quem sabe muito mais do que nós sobre a forma técnica de lidar com os recursos públicos”, definiu Raimundo Magalhães.
Ajuda técnica
O secretário-geral da Secretaria de Controle Externo, Pedro Augusto Oliveira da Silva, confirmou a ida da equipe de “auditoria extraordinária” para Coari, na próxima terça-feira (12). Ele explica que essa não é uma denominada “auditoria de conformidade” ou “inspeção ordinária”. Tal inspeção, segundo ele, ocorrerá em Coari em junho deste ano, quando o TCE realizará uma auditoria nas contas dos gestores municipais da cidade, referente ao ano de 2014.
“O prefeito pediu ajuda para que o tribunal orientasse seus técnicos que estão fazendo um levantamento na documentação que ele conseguiu resgatar e assim seja possível regularizar os procedimentos administrativos. Vamos ajudá-lo tecnicamente, como, por exemplo, fazer a verificação na folha de pagamento, nos processos administrativos como contratos, convênios, pagamento dos prestadores de serviço”, explicou Pedro Augusto.
 Por Equipe Jornal EM TEMPO

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato