Ronda no Bairro na zona sul de Manaus é lançada e concluida a cobertura do programa na capital


O governador Omar Aziz lançou na manhã desta quarta-feira, dia 26 de dezembro, a última etapa do programa de segurança pública Ronda no Bairro em Manaus. Com a zona sul, que inclui o Centro da cidade e possui cerca de 300 mil habitantes, o Governo do Estado conclui o ciclo de implantação do novo modelo de policiamento comunitário que entrou em funcionamento a partir de 16 de fevereiro na zona norte e já está ativo nas zonas leste, oeste, centro-oeste, e centro-sul.

De acordo com o governador, após implantado na capital, o Ronda no Bairro vai para o interior, mas antes será necessário realizar um novo concurso público, que está sendo preparado para o ano que vem. Para implantar o programa na capital e garantir a cobertura policial, o Governo do Estado contratou por concurso público 2.500 policiais militares e 1.100 policiais civis.


"É importante ter esse investimento porque as pessoas se sentem mais seguras para ir e vir do trabalho, e também as crianças, principalmente quando saem das escolas. Isso é bom porque estão acontecendo mudanças para melhor na vida da população", destacou a presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Aziz, que acompanhou o governador no evento, onde também estava presente o vice-governador José Melo e secretários de governo.


O investimento no Ronda no Bairro já é o maior da história da segurança pública no Estado. Todo o orçamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) em 2012 soma mais de R$ 1 bilhão, contra R$ 692,8 milhões no ano anterior. Boa parte desses recursos foi utilizada para melhorar a capacidade operacional das polícias Civil e Militar – aumento do efetivo, ampliação da estrutura física, aquisição de equipamentos e material bélico, aluguel de viaturas e implantação de soluções tecnológicas. O número de Distritos Integrados de Polícia (DIP) saltou de 17 para 30; o de viaturas das polícias Civil e Militar saiu de 204 para 1.293. Também foram feitos investimentos pesados para a valorização profissional, com capacitação e melhorias salariais.

"Foi um esforço enorme, porque tivemos que mudar conceitos. Nós não podíamos fazer o programa somente com investimento em infraestrutura e equipamentos, sem valorizar os policiais", destaca o governador, ao ressaltar o reajuste anual gradual que está sendo dado às duas categorias policiais até 2015, além da correção inflacionária dos salários a partir da regulamentação da data base. "A conclusão da implantação do Ronda no Bairro na capital é uma vitória da sociedade, com a presença forte da polícia nas ruas e a redução dos índices de criminalidade", conclui o governador.

Para o governador, o fechamento do ciclo de implantação do Ronda no Bairro na capital não se encerra agora. "Não é um programa que pode ser feito do dia para a noite. O trabalho está só começando. Agora, é produzir e mostrar resultados", disse o governador, ao conclamar a população para ser fiscal do programa. "Espero que a comunidade nos ajude na fiscalização. Tem que cobrar dos policiais que estão nas ruas, tem que participar. Professores, diretores de escolas, lideranças, todos nos ajudando, para a eficiência do programa".

Números positivos – A expectativa da Secretaria Estadual de Segurança na região sul é manter a redução dos índices de criminalidade que vem sendo experimentada em toda a cidade desde que o Ronda no Bairro foi inaugurado, em 16 de fevereiro, na zona norte. De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, o mapa de ocorrências criminais do programa aponta uma redução geral de 27% até o último dia 19. "A tendência de contenção da violência e de redução da criminalidade vem se consolidando mês a mês, e até mesmo superando nossas expectativas", disse.

De acordo com o secretário, a queda da criminalidade tem relação direta com o aumento da presença policial nas ruas. "Hoje, em comparação com o ano passado, realizamos bem mais prisões em flagrante, prevenimos a ocorrência de crimes com apreensões de armas e entorpecentes e, ao mesmo tempo, assistimos melhor o cidadão, que colabora bastante ao denunciar criminosos", afirmou o secretário.

Com o Ronda no Bairro, o policiamento em Manaus hoje é feito por mais de 5 mil homens embarcados em quase 1.000 viaturas de duas e quatro rodas, todas novas e com tecnologias modernas de comunicação e localização de endereços, tudo controlado a partir do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que foi totalmente reestruturado.

Ronda no Bairro na zona sul – A zona sul de Manaus foi dividida em 39 setores, cada um com aproximadamente 3 quilômetros quadrados, para o policiamento ostensivo em 18 bairros (Centro, Cachoeirinha, Praça 14 de Janeiro, São Francisco, Colônia Oliveira Machado, Educandos, Santa Luzia, Morro da Liberdade, Japiim, Petrópolis, Raiz, Betânia, Crespo, São Lázaro, Vila Buriti, Presidente Vargas, Nossa Senhora Aparecida e parte do Distrito Industrial I). De acordo com a SSP, o número de viaturas passa de 41 para 185, sendo 88 veículos e 97 motocicletas distribuídas entre as polícias Civil e Militar. Cada setor terá equipe exclusiva de 18 policiais militares, durante 24 horas, uma viatura quatro rodas e duas motocicletas.


Grande reforço também é verificado no efetivo policial dessa região, da qual faz parte o Centro, a maior e mais movimentada área comercial, além da principal zona portuária da capital. As polícias agora terão 617 homens, 209 a mais que antes da chegada do Ronda no Bairro. Segundo o secretário Vital, até fevereiro de 2013 a zona sul vai receber mais 94 policiais militares que estão em curso de formação.

O Ronda no Bairro vai operar na zona sul com cinco Distritos Integrados  e Polícia (DIP), ganhando um a mais, o 24º, que está em construção para funcionar na Manaus Moderna, na orla fluvial, Centro. Os outros DIP são o 1º (Praça 14), 2º (Colônia Oliveira Machado), 3º (Petrópolis) e 7º (São Lázaro). "Todos passaram por reforma, adequação das instalações e ganharam novos equipamentos e mobílias", disse o coronel Vital.

Fotos: Alex Pazuello / Agecom

2 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato