Governo do Estado prepara Manaus para atendimento em caso de acidentes químicos, bacteriológicos, radioativos e nucleares durante a Copa 2014



As experiências adquiridas na organização dos mundiais de 2006 e 2010 estão sendo repassadas por especialistas alemães

O Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado e da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), está capacitando gestores das áreas de saúde e segurança pública para a prevenção e o socorro à população em caso de acidentes químicos, bacteriológicos, radioativos e nucleares, durante o período dos jogos da Copa 2014 em Manaus. O workshop "QBRN e Segurança em Megaeventos para Organizações Não Policiais" iniciou nesta terça-feira, dia 4 de dezembro, e se estende até a próxima quinta-feira, dia 6, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro, zona sul de Manaus.


A ação segue orientação do governador Omar Aziz de estruturar os órgãos estaduais e municipais envolvidos na realização do evento, entre eles a Defesa Civil estadual e municipal, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da rede hospitalar e fundações, como a Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas (FVS). Participam ainda representantes da Petrobras e Infraero

"O Governo do Amazonas, ciente de suas responsabilidades, trouxe essa capacitação para organizações não policiais, afim de garantir o controle na atividade portuária, aeroportuária, rede hospitalar e proteção civil de um modo geral, garantindo um nível de proteção desejada à população de Manaus e àquelas que vão prestigiar a Copa de 2014", afirmou o secretário da Defesa Civil do Estado, Roberto Rocha.

Para o coordenador do Projeto Copa, Miguel Capobiango, essa é mais uma etapa que o Governo do Estado cumpre na preparação do Mundial. "A ideia é preparar todas as intuições do Estado e Município, para que possam dar uma resposta rápida à sociedade, em qualquer situação emergencial durante a Copa", enfatizou.

Especialistas – Os dois palestrantes são bombeiros da Alemanha, especialistas em QBRN (sigla para Químicos, Biológicos, Radioativos e Nucleares). Eles fazem parte do Host City Program, programa de cooperação do governo alemão, e estão repassando aos gestores de Manaus as experiências adquiridas na organização da Copa da Alemanha, em 2006, e no Mundial na África do Sul, em 2010.

"Essa será uma troca de experiências. Em 2006, estávamos na mesma situação de vocês e agora temos a prática. É baseado nisso que vamos trabalhar neste workshop", garantiu um dos palestrantes, o tenente-coronel Hauke Speth.

Sobre o Host City Program – O evento está sendo promovido no âmbito do Host City Program. O Programa é financiado pelo BMZ (Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha), através da SKWEW, entidade que fomenta intercâmbio de experiências entre municípios em prol do desenvolvimento sustentável. A GIZ (Agência para Cooperação Internacional do Governo Alemão) é o braço executor do Programa no Brasil.


CRÉDITO DAS FOTOS: ALFREDO FERNANDES/AGECOM

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato