'Glorioso' é um dos espetáculos mais exclusivos do mundo


"Glorioso", o concerto de Natal que o Governo do Estado apresenta nesta terça-feira (25 de dezembro), às 19h, no Largo de São Sebastião, levará a plateia amazonense a uma viagem que alimenta a crença no espírito natalino. O espetáculo é realizado pela Secretaria de Cultura e co-produzido pela empresa norte-americana Hardrive, responsável por espetáculos da Disney.




A viagem começa com uma reconstituição da Manaus do ano de 1896, com famílias e amigos reunidos para uma gloriosa noite de véspera de Natal, que vai percorrendo o Salão Nobre do Teatro Amazonas, às vésperas de sua inauguração (31 de dezembro), até as ruas, onde as pessoas se reúnem para celebrar a melhor temporada do ano. Este é o 1º Ato do espetáculo, que terá um total de 90 minutos, e deve reunir 100 mil pessoas no Largo de São Sebastião, contando com 4.500 artistas em 4 palcos.


A família anfitriã da noite é quem faz a costura entre os três atos do show, para contar a história que a humanidade conhece há mais de 20 séculos. O 2º Ato refaz a clássica viagem de Maria e José até Belém, na Galileia, citando todos os personagens da comemoração em torno do nascimento do menino Jesus, como o Anjo Gabriel, os três Reis, a estrela guia, anjos e a paz na terra aos homens de boa vontade. E o encerramento será uma grande celebração, compartilhando fé, esperança e a vida maravilhosa dos que se alimentam no verdadeiro amor e da confraternização universal.



Tecnologia - Mas como fazer de uma tradição algo inovador, surpreendente, sem interferir na magia? Associando o clássico à tecnologia e uma nova forma de contar a história, com um mega musical, balé, show pirotécnico, efeitos especiais, projeções na fachada do teatro em 3D, e uma trilha sonora composta especialmente para a noite, pelo maestro e compositor norte-americano Joe Alfuso, 58, que estará regendo as duas orquestras dentro do Teatro Amazonas, a Filarmônica e a Experimental. "A música é cinematográfica, de grande escala. Mas que além de tudo é a música de fundo contando uma história. Ela foi criada para isso", fala o norte-americano.


Durante os 90 minutos de "Glorioso", o público ouvirá clássicos de Natal, como "O Holy Night", a tocante "Prayer", verdadeira oração ao amor e à fé, "First Noel", entre outras canções tradicionais natalinas. Mas Joe e o diretor artístico do show, Chase Senge, decidiram dar um tratamento especial às músicas, que ganharam novos arranjos. E 30 minutos serão de peças inéditas, trilha do maestro a partir da história escrita por Chase e fruto de pesquisas históricas sobre a época e o acontecimento.

Presentes - Para o governador Omar Aziz, o evento grandioso e tão tradicional será mais uma vez uma festa de luzes, música e consagração: "Para que Deus possa nos trazer momentos de muita alegria, paz e esperança que permanecerão por todo o ano de 2013".

A tecnologia será o diferencial da noite do dia 25 de dezembro, para o produtor executivo de "Glorioso", Ronald Rodriguez, CEO da Hardrive. Para isso, ele conta com equipamentos locais e que vieram também de São Paulo, Rio de Janeiro e Estados Unidos. A empresa já havia trabalhado com o nascimento de Cristo em outros momentos, mas para Manaus a novidade foi incorporar à história e ao teatro o conceito de musical da Disney. "E o trabalho em equipe, com os amazonenses e os americanos, é tão extraordinário que vai elevar a qualidade do espetáculo", diz Ron.

O executivo conta que agora todos "sambam igual", a mesma música gloriosa, com programação e a busca da perfeição para que o concerto seja o melhor de todos os tempos. "E temos de fundo o Teatro Amazonas, o prédio mais bonito que já entrei desde que estive no Scala, na Itália. Foi uma honra conhecer o teatro de Manaus". Rodriguez está agradecido pelo convite de co-produzir "Glorioso", e ainda mais aos milhares de participantes do evento, pelo trabalho árduo e dedicado. "Em razão do lindo povo do Amazonas, 'Glorioso' é um dos espetáculos mais exclusivos do mundo".

O secretário de Cultura, Robério Braga, concorda que "Glorioso" não é só exclusivo, mas que entrará para o roteiro de eventos natalinos nacionais, atraindo mais turistas a Manaus. "É uma belíssima produção, feita totalmente por amazonenses, em parceria dos americanos, nossa nova versão para algo tão clássico, como o nascimento do menino Jesus. 'Glorioso' é o nosso trabalho dedicado às famílias do Amazonas, um presente à paz", enfatiza Robério Braga.

Estrutura - O palco de "Glorioso" tem 8 mil metros quadrados, o tamanho de dois campos de futebol americano. Ele é composto de passarelas e plataformas estendidas de forma linear ao Teatro Amazonas. Ações acontecerão simultaneamente de frente para a rua José Clemente, na avenida Eduardo Ribeiro, na rua 10 de Julho, e no Largo. Vinte e dois telões estarão espalhados pelo lugar para dar melhor visibilidade a todo o público, mas como o palco foi construído em até cinco níveis, mesmo quem estiver mais distante terá uma boa visão do concerto.

Projeção - No dia 25 de dezembro, o concerto ganhará a enorme projeção mapeada na fachada do Teatro Amazonas, que irá desde pequenas animações coloridas, decorações até momentos grandiosos, que transformarão o lugar numa tela única de 100 metros de largura. Seis projetores de 30 mil lúmens estarão no Largo para garantir a criação de imagens sobre um volume, o teatro, a grande tela, com software e conteúdo especiais da empresa, que tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo e Nova York. Para a diretora de arte da SuperUber, Liana Brazil, que trabalhou para "Glorioso", trata-se do maior espetáculo teatral natalino do País.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Robério Braga
Direção Artística: William Pereira
Direção Produção/Palco: Beth Catanhede
Direção Musical: Marcelo de Jesus
Direção de Imagem: Natáli Mêne
Direção Técnica: Marcos Apolo Muniz
Direção Liceu, Jovem Cidadão e corais terceira idade: Cristiana Brandão
Produção: Fabiana Loureiro
Produção Administrativa: Mimosa Paiva
Produção Financeira: Valdenice Elvas

ARTISTAS DO ESPETÁCULO
Amazonas Filarmônica
Orquestra Experimental do Amazonas
Fanfarra de trompetes
Coral do Amazonas
Orquestra de Câmara
CDA
Cia Casarão de Dança
Cia República de Dança
Cia Ritmo Quente
Cia Rosas da UEA
Coral Madrigal
Estudantes do Liceu Cláudio Santoro
UEA
Membros do boi bumbá Caprichoso e Garantido
Balé Folclórico
Quadrilha Marupiara
Capoeiristas e fisiculturistas
Atores independentes
Estudantes do projeto Jovem Cidadão
Índios Cia de Dança
Orquestra de Violões
Coral da Melhor Idade da Aparecida
Coral Madrigal Ivete Ibiapina
Coral Adulto Liceu Cláudio Santoro
Coral Infantil Liceu Cláudio Santoro
Coral em Libras do Cláudio Santoro
Grupo Gald Árabe
Grupo Aukahak
Grupo Caxemira
Amazônia Cia de Dança
Pajé Cia de Dança
Balé da Barra
Banda da Polícia Militar
Ginastas
Artistas circenses
Escola de Dança Mônica Loureiro
Balé de Rapel
Coral CETI Eiisa Bessa
Coral Infantil da Igreja Peniel
Coral Embrapa
Cantores populares
Cia de Dança Expressão
Solistas amazonenses
Grupo Nativos
Academia Patrícia Marques

CAMARINS E APOIOS
IEA
Ideal Clube
Palácio da Justiça
Casa Ivete Ibiapina
Teatro Amazonas

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato