Comissões do Senado aprovam relatório de Eduardo Braga sobre a Lei das Antenas

Em Destaque
Por -
0

O líder do Governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB/AM), apresentou nesta quinta-feira (13) relatório substitutivo do projeto de lei que vai facilitar a instalação de infraestrutura em telecomunicações e possibilitar a melhoria dos serviços de telefonia e banda larga móveis no país. O parecer ao Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 293/2012, de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB/PB), foi aprovado hoje por unanimidade em quatro comissões do Senado.


O substitutivo prevê a possibilidade de compartilhamento de infraestrutura de rede entre diferentes serviços, como o de radiodifusão e o de saneamento. Outro avanço apresentado no parecer de Eduardo Braga foi o indicador de qualidade que determinará a necessidade de expansão da capacidade das antenas. Essas duas medidas possibilitarão maior eficiência no serviço de telecomunicações e evitarão que as operadoras concentrem muitos usuários na mesma antena.

"O projeto garantirá melhoria na qualidade dos serviços de telecomunicações, simplificará e garantirá acesso a um sistema de telecomunicação e de banda larga móveis mais eficientes. Gostaria de agradecer à votação unânime das comissões nessa sessão conjunta", afirmou o relator.

Após a aprovação nas comissões de Ciência e Tecnologia (CCT), Desenvolvimento Regional (CDR), Meio Ambiente (CMA) e Assuntos Sociais (CAS), o PLS ainda precisa passar por votação em turno suplementar na CCT, onde tramita em caráter terminativo. A votação está marcada para a próxima semana e, em seguida, a matéria segue para apreciação da Câmara dos Deputados.

Outros benefícios

De acordo com o Sinditelebrasil, sindicato que reúne operadoras de telefonia móvel, existem hoje, no Brasil, cerca de 250 leis (municipais e estaduais) para regular a instalação de antenas. Como os critérios mudam de cidade para cidade, isso causa um entrave para o setor de telecomunicações. "Essa lei vai facilitar ao estabelecer um único critério nacional a respeito da aprovação de construção de torres e de colocação de antenas em áreas urbanas", afirmou o senador Eduardo Braga.

O projeto de lei busca, assim, dar maior eficiência ao serviço de telecomunicações e celeridade à instalação das antenas de forma que fique comprovada a proteção ao patrimônio histórico e cultural, ao meio ambiente e à saúde.

Patrimônio

A lei das antenas prevê prazos céleres para a instalação de infraestrutura de telecomunicações e estabelece 60 dias para licença municipal. Conforme o projeto, as operadoras de telecomunicações ficam com autonomia para decidir onde instalar as antenas de celular, mas esta infraestrutura não poderá obstruir a circulação de veículos, pedestres ou ciclistas; contrariar parâmetros urbanísticos e paisagísticos aprovados para a área; entre outras exigências.

Meio ambiente

As licenças ambientais continuarão na esfera das prefeituras, que terão que acompanhar, no entanto, a decisão do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que irá disciplinar o procedimento simplificado de licenciamento ambiental para qualquer infraestrutura de rede de telecomunicações.

Saúde

O projeto estabelece ainda que "as estações transmissoras de radiocomunicação, incluindo terminais de usuários, deverão atender aos limites de exposição humana aos campos elétricos, magnéticos ou eletromagnéticos estabelecidos em lei e regulamentação específica. Cabendo à Anatel fiscalizar as antenas".

As prefeituras não poderão impedir que as antenas sejam instaladas se estiverem atendendo às regras federais. Com isto, o projeto acaba com as propostas diferenciadas de distintos municípios referentes às radiações não ionizantes.

Em municípios com população superior a 300 mil habitantes, uma comissão consultiva deverá ser criada para acompanhar a instalação das antenas.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)