Braga apresenta balanço das atividades da CCT nos últimos dois anos

Em Destaque
Por -
0

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), senador Eduardo Braga (PMDB/AM), apresentou nesta quarta-feira (19) a consolidação das atividades da Comissão durante a sua gestão, no biênio de 2011-2012. Nestes dois anos, a CCT realizou 93 reuniões, das quais 48 foram deliberativas e 45, audiências públicas ou seminários.


Neste mesmo período, durante a presidência de Braga, os integrantes da Comissão analisaram 1.200 proposições: 32 projetos de lei do Senado, 10 projetos de lei da Câmara, 113 requerimentos e 1.045 projetos de decreto legislativo. As audiências públicas e seminários promovidos pela CCT debateram temas como o setor de telecomunicações, de tecnologia e inovação, de comunicação e o novo Código Florestal.

O senador colocou em votação projetos de lei aprovados na Câmara e que aguardavam tramitação no Senado, como a lei de acesso à informação (PLC 41/2010), a lei de TV por assinatura (PLC 116/2010), a lei de crimes cibernéticos (PLC 35/2012), entre outras.

Novas regras para concessões

Foi durante a gestão de Eduardo Braga que as regras para análise de concessão de rádio e TV foram alteradas e tornaram-se mais duras. Após ato aprovado pela CCT, nenhuma nova proposta de outorga e renovação de concessão, permissão e autorização para funcionamento de rádio ou TV terá como relator um senador do mesmo estado em que será feita a prestação do serviço. A intenção, de acordo com o senador, foi assegurar imparcialidade e impessoalidade dos julgamentos.

“Existem casos registrados nesta Casa e também na Câmara de como uma animosidade ou amizade política pode influenciar para que esses processos acelerem ou retardem”, explicou o Braga no momento de aprovação do ato, em junho de 2011.

Código Florestal na CCT

Durante a tramitação do Código Florestal no Senado, Eduardo Braga articulou a deliberação da matéria pela CCT. De acordo com o senador, a ciência é de extrema importância para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade. “Para o produtor, não é vantagem destruir o solo, porque irá inviabilizar a produção. E a Ciência e a Tecnologia devem ser usadas para ajudar o produtor a utilizar o solo da melhor forma”, afirmou na época.

Para o presidente da CTT, o debate sobre o novo Código Florestal devia prever não somente penalizações pelos danos ocorridos no passado, mas preparar a sociedade para o futuro, oferecendo, por exemplo, meios para compensar quem preserva a floresta. A inclusão de mecanismos de compensação financeira para os proprietários que protegem sua reserva legal e áreas de proteção permanente foi consenso entre os senadores. 

Marco legal par Ciência e Tecnologia

Como presidente da CCT, Eduardo Braga apresentou na Comissão proposta que cria o Código da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Elaborado por entidades científicas, o novo marco legal reúne, entre outros itens, novo regramento para aquisições e contratações, na área de CT&I, de forma mais ágil, sem ferir os princípios da Lei Federal de Licitações, mas que possam dar mais celeridade a projetos científicos.

Lei Geral das Antenas

Na sessão deliberativa desta quarta-feira (19), os senadores da CCT aprovaram a Lei Geral das Antenas, relatada pelo senador Eduardo Braga. A necessidade de uma nova regulamentação para o setor de telecomunicações, para unificar o processo de instalação de antenas em todo o país, foi percebida a partir das audiências realizadas pela Comissão com representantes da sociedade civil, das operadoras de telefonia e banda larga móveis e da agência reguladora, a Anatel.

Braga complementou o projeto de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB/PB), apresentando um substitutivo que incluiu na proposta a criação de indicadores de qualidade para determinar a necessidade de expansão da capacidade das antenas. Essa medida evitará que as operadoras concentrem muitos usuários na mesma antena.

Além disso, o projeto aprovado em caráter terminativo, e que agora segue para a Câmara, prevê também o compartilhamento de infraestrutura de rede telecomunicações com a de diferentes serviços, como o de radiodifusão, energia elétrica, esgoto e saneamento.

No encerramento da última sessão do ano, Braga fez um agradecimento a todos os funcionários da Comissão, "que ajudaram os senadores a desenvolver um grande trabalho". 

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)