Reformas e adaptações de casas melhoram acessibilidade de 150 pessoas com deficiência

Em Destaque
Por -
0
Cento e cinquenta pessoas com deficiência em Manaus já foram beneficiadas com obras de reforma e adaptação de casas para melhorar a mobilidade e a realização de tarefas do cotidiano. A adaptação das residências faz parte do programa Viver Melhor, lançado pelo governador Omar Aziz no final do ano passado e que também promove outras ações como a distribuição de materiais e equipamentos e a oferta de atividades de estímulo motor que melhorem o dia a dia da pessoa com deficiência.


Além de Manaus, o programa também já está sendo levado para o interior do Estado, onde equipes do Governo Estadual já iniciaram a busca ativa de pessoas que poderão ser beneficiadas. A meta é identificar novas famílias e incluí-las em um cronograma de atendimento. Atualmente, o Estado prepara o início das obras em 200 casas de pessoas com deficiência no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o primeiro a ser contemplado. Em Manaus, outras 350 casas já estão no cronograma de obras para os próximos meses.

Mãe da pequena Ágata Lícia Farias, de 6 anos, a dona de casa Alice Farias, 26, comemora a independência que a filha adquiriu para se locomover pela casa e quintal após a residência da família ter recebido as adaptações do programa Viver Melhor.

 "Minha filha é bastante comunicativa e ganhou mais autonomia para andar pela casa, sem precisar que eu a carregue o tempo todo. Agora, se quer ir ao quarto dela, vai sozinha. Liga o DVD, põe o filme que quer assistir. Se escuta alguém batendo no portão, pega a cadeirinha dela e vai sozinha ver quem é. Minha filha está mais alegre. É um programa maravilhoso que está ajudando muitas famílias e vai ajudar ainda mais", diz Alice ao relatar o ganho de mobilidade com as adaptações na residência.  

A casa de Ágata, localizada no bairro João Paulo II, na zona leste, uma das 150 primeiras a ser atendidas pelo Viver Melhor, recebeu melhorias no quarto da menina e no banheiro, que foi reformado, ampliado e readaptado às condições de acessibilidade para deficientes. A casa também ganhou rampas que facilitam a locomoção e Ágata recebeu um novo colchão, ventilador e cadeira de rodas para uso no banho. Ela não esconde a alegria com o novo quarto.  "Ficou lindo", diz. A cada nova visita, a menina apresenta com orgulho o quarto e as várias bonecas, organizadas pela mãe em uma prateleira na parede. "Quando eu quero brincar, peço da mamãe. Eu já sei ligar sozinha o DVD e botar o filme que eu quero ver", conta.

Os irmãos José Amaro Ribeiro, 49, e Amário Amaro Ribeiro, 46, também estão entre os primeiros beneficiados com o programa. A casa onde eles moram, localizada na segunda etapa do Conjunto João Paulo, zona norte da cidade, recebeu pintura nova e ganhou uma rampa de acesso com bastões de ferro que auxiliam na locomoção. Os quartos e banheiro foram reformados e adaptados, ganhando reboco, pintura, cerâmica e forro. Cada um dos aposentados ganhou ainda cama, colchão, ventilador e uma cadeira de rodas para uso no banho.

"Essa reforma veio em uma boa hora. Há muito tempo eu queria fazer, mas não tinha condições. Estou satisfeito. Não teve nenhum governador na nossa história que olhasse para o problema dos deficientes. Graças a Deus, melhorou as nossas condições. Esse é um programa que traz muitas melhorias para o deficiente e eu espero que as pessoas não deixem de participar, que as mães inscrevam seus filhos", afirmou José Amaro.

Para o aposentado, o Viver Melhor é um marco na mudança de tratamento dado aos deficientes no Amazonas, mas é preciso que a sociedade também adote uma nova postura. "O governador Omar Aziz está nos ajudando e se mostrou disposto a apoiar ainda mais. Mas precisamos que toda a sociedade respeite nossos direitos. Eu queria falar para as pessoas que tem vergonha de mostrar seus filhos (com deficiência), que percam essa vergonha. Nós não estudamos para ser alguém porque não tivemos condições", enfatizou.

Amazonas Social - O Viver Melhor está incluído no Amazonas Social, sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), e beneficia pessoas com deficiência reformando residências e dotando-as de condições de acessibilidade, além de distribuir materiais e equipamentos e oferecer atividades motoras e de reabilitação para as pessoas com deficiência. O programa criado pelo governador Omar Aziz está dividido em três subprojetos – Viver Melhor Acessibilidade, Viver Melhor Reabilitação e Viver Melhor Atividades Motoras.

A vertente da Acessibilidade é voltada às famílias com renda per capta de até um salário mínimo. Os beneficiários devem ser inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), e a residência deve estar registrada no nome de algum familiar do deficiente. As inscrições podem ser feitas na sede da Seped, na Avenida Mário Ypiranga, nº 1.600, no Adrianópolis, zona Centro-Sul, ou da Seas, na Avenida Darcy Vargas, nº 67, Parque Dez, zona Centro-Sul.

 A meta do Governo Amazonas é investir R$ 250 milhões nos próximos dois anos com a reforma de mais de 20 mil casas e a instalação de equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

A busca ativa por novos beneficiário no interior é feita por  uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e engenheiros, que após o cadastro verificam as necessidades da pessoa com deficiência e os tipos de intervenção para a residência. No interior, o trabalho de identificação das famílias já foi concluído em Parintins e está em andamento em Manaquiri, Itacoatiara e Iranduba. 

FOTOS: ROBERTO CARLOS

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)