Mostra Interinstitucional do Atendimento à Mulher oferece serviços gratuitos ao público feminino



A Mostra Interinstitucional do Atendimento à Mulher no Estado do Amazonas, promovida pelo Governo do Amazonas em parceria com a Prefeitura de Manaus, Poder Judiciário e instituições ligadas a movimentos femininos, está oferecendo, desde esta segunda-feira, 5 de março, até a próxima quarta-feira, dia 7, vários serviços de saúde, de orientação jurídica e de emissão de documentos, entre outros, para o público feminino. As atividades iniciam às 8h e encerram às 17h.



O evento, que está sendo realizado no estacionamento da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM – avenida Mário Ipiranga Monteiro, antiga Recife, nº 3.395, conjunto Eldorado, Parque 10, zona centro-sul), segue a orientação do governador Omar Aziz de fortalecer ações de combate à violência contra a mulher e de garantir oportunidades e mais serviços sociais para a população feminina.




Presente na abertura do evento, a primeira-dama do Estado, Nejmi Jomaa Aziz, ressaltou que a Mostra faz parte do calendário especial da gestão Omar Aziz em comemoração ao Mês da Mulher e que a programação foi elaborada pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), por meio da Rede de Atenção à Mulher (RAM).



Como incentivadora das ações de combate ao câncer e à violência contra a mulher, a primeira-dama enfatizou a importância da mobilização e destacou o papel que a mulher possui na sociedade. "Fico feliz em saber que há uma união com várias instituições e órgãos para mobilizar este evento. E quem ganha com isso é o povo. E eu sempre digo que as mulheres querem somar na sociedade e no mercado de trabalho, pois elas possuem uma carga maior. Ainda que elas trabalhem fora ou dirijam uma empresa, a responsabilidade de educar os filhos, de cuidar da casa é sempre delas. E todas estão de parabéns".



Serviços oferecidos – Por meio de vários órgãos estaduais, a gestão Omar Aziz está oferecendo serviços para o público feminino, entre eles consulta ginecológica, preventivo, ultrassonografia e mamografia. Também estão sendo realizada a emissão de documentos (1ª e 2ª vias de carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF). Há, ainda, palestras com os temas "Qualificação Profissional", "Seguro-Desemprego", "Violência Doméstica e Familiar" e "Dependência Química". O Governo do Estado também está disponibilizando orientação e cadastro no programa Bolsa Família.




Na área de estética, estão sendo oferecidos os serviços de corte de cabelo, escova e manicure. No local, foi criado um espaço dedicado às crianças, que oferece várias atividades lúdicas enquanto as mães estão sendo atendidas. Os artesãos da Central de Artesanato Branco e Silva também participam do evento apresentando trabalhos indígenas, cosméticos e peças manuais.



Conscientização – Segundo a delegada titular da Delegacia da Mulher, Lia Carneiro, a Mostra pretende beneficiar a população e sensibilizá-la acerca dos crimes contra a mulher. "Nesses três dias de atendimento queremos que os cidadãos manauaras usufruam dos serviços na área da saúde, jurídica e que saibam também sobre como combater esse mal contra as mulheres e onde elas precisam buscar ajuda", enfatizou.




A investigadora da Delegacia da Mulher, Marilene da Silva, alerta as mulheres para agir contra a violência. "Que todas quando se sentirem ofendidas que se dirijam à delegacia porque vão receber o apoio necessário e as orientações para superar o problema, não somente aqui, mas nos serviços do Estado voltados para mulher", afirmou.




FOTOS:HERICK PEREIRA / AGECOM


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato