Manaus sofre apagão até de madrugada


Augusto Banega Montenegro*

Eram 6h da manhã domingo quando a energia elétrica deixou de chegar às residências de Manaus. Foi um sufoco, pois as previsões eram a de que o sistema de geração de Balbina havia sucumbido e que a energia elétrica só voltaria às casas por volta das 15h..
Por sorte,  o sistema de geração comprometido não foi o de Balbina, conforme a assessoria da Amazonas Energia. Segundo a AE, uma falha técnica nas subestações Distrito Dois, localizadas no bairro da Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus, foi o que causou o súbito apagão que terminou por volta de 9h30 da manhã.


Ás 14h30 novo apagão. Mais pragas e lamentações contra a Amazonas Energia, que nem sequer comunicava ao público consumidor as razões para o corte do fornecimento de energia. Poucas pessoas puderam assistir a vitória ou a derrota de seus clubes favoritos, porque a energia elétrica só retornou por volta das 18h, quando a maioria dos jogos já havia acabado. Aí só deu para assistir o resto dos programas do Faustão e do Gugu e os gols da rodada.
E, quando os consumidores foram dormir acreditando que o maior problema havia passado, eis que às 3h da manhã de hoje (19) um novo apagão deixou toda a cidade morrendo de ódio. Não apenas porque, sem energia, nada funcionada em canto nenhum do mundo, mas porque, principalmente, a maioria das pessoas teve que improvisar um local para dormir, em vista do forte calor que fazia. Nem as operadoras de telefonia celular funcionavam neste período. 
E, na maior cara de cedro, sucupira ou angelim-pedra, a AE ainda contestou a hora em que a energia elétrica deixou de ser fornecida. Segundo nota divulgada por sua assessoria, a energia elétrica deixou de ser fornecida porque houve problema na usina da Cachoeirinha ás 7h da manhã, mas a maioria dos consumidores acusou a falta de energia desde às 6h.
De acordo com a nota oficial da AE, às 7h01 houve rompimento do cabo para-raios na terceira estrutura de 69 mil volts da linha de transmissão que interliga as subestações Distrito Dois – Cachoeirinha, provocando o desligamento do sistema de energia elétrica de Manaus.
O Ministério Público vai apurar mais esse apagão, uma vez que a AE é muito ágil para cobrar, mas lerda demais para restabelecer o sistema.

*É Jornalista

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato